Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Relato Dia 3 - 30/09/2010 - Paris - Versailles

Relato Dia 3 – 30/09 – Paris -Versailles

Acordamos por volta das 9hs, e em comum acordo com nossos amigos Dalmolin e Everton, decidimos fazer um roteiro diferente do que o deles, já que os mesmos queriam conhecer o Louvre e o Pompidou, e como já havíamos visitado os mesmos em 10/2009, na nossa viagem anterior, onde ficamos 5 dias inteiros em Paris. Nossa amiga Acione preferiu nos acompanhar em nossas andanças e 30 minutos depois saímos com destino a Bastilha, a cerca de 500 mts do nosso hotel. No caminho compramos em uma padaria uma Formule Eco pra cada um de nós, por 4,70 euros. Pra quem não conhece, a Formule Eco é um combinado de baguette recheada, que pode vir com diversos recheios, um cookie e um refrigerante ou agua mineral, vendidas em grande parte das padarias francesas. E já de estômago bem abastecido, paramos logo à frente em uma loja de roupas de uma chinesa, com peças femininas bem baratas, em torno de 10 euros cada, onde a Diane e a Acione gastaram um pouquinho dos seus euros, pra variar!!

Imagem

E logo à frente da loja, passamos por uma feira típica de rua francesa,, com produtos que iam de máscaras venezianas e africanas à queijos, legumes, roupas, etc, etc. Bem interessante!!

Imagem

Pegamos o metrô na estação Bastille, e nos dirigimos até a estação Invalides, onde pegamos o RER C até a estação Versailles, a final, cerca de 30 minutos de trajeto em um trem de 2 andares. A passagem custou 2,60. Nesse trem encontramos alguns jovens brasileiros, e fomos com eles até a entrada do Palácio, cerca de 10 minutos de caminhada, compramos a entrada do Tour pelo Palácio por 12 euros (vem com Audio-Guide).

Imagem

Nesse período estava acontecendo pela 1a vez no Palácio uma mostra de arte moderna, de um artista japonês chamado Takashi Murakami. Mas não foi surpresa, pois já havíamos lido sobre ela no site Conexão Paris, http://www.conexaoparis.com.br, que é de uma brasileira chamada Maria Lina, que reside em Paris desde 1983, que possui ótimas dicas sobre a capital parisiense e seus arredores.
Imagem

Tiramos fotos de todas as suas esculturas, pois a Diane planejava expor esse material no Sesc Blumenau no retorno da viagem. Foram cerca de 200 fotos. E ainda aproveitamos pra admirar o esplendor do Palácio, imortalizado em diversos filmes, como Maria Antonieta, de Sofia Coppola. Absurdamente lindo!!!
E pra completar ainda tem os seus jardins no final, que inspiraram os brasileiros que construíram o Museu do Ipiranga em São Paulo.

Imagem

Mas isso era apenas o início de um dia maravilhoso .

Voltamos pra Paris por volta das 15h30, descemos na estação Invalides novamente, e após algumas trocas de trem chegamos até a Basílica de Sacre-Couer. Mas antes de chegamos lá, descemos na estação errada, por termos no sentido um pouco inseguros por conta da um andarilho dentro do nosso vagão, e tivemos que subir uma ladeira gigantesca, composta por 4 escadarias intermináveis, uma subida de 30 minutos, que nos fizeram chegar à basílica pelo lado de trás. Dica: a estação correta é a ABESSES!!!

Imagem

Assistimos a uma missa na Basílica, sentamos na escadaria que fica logo à frente da Sacre-Couer, onde sempre tem jovens cantando para os turistas que ali sentam. Esse é o melhor local pra tirar fotos da basílica. Em seguida descemos as escadarias por ainda estar claro. Se já estiver escuro não faça isso, prefira descer de Funicular, que custa o mesmo que uma passagem de ònibus ou metrô.
Compramos algumas lembrancinhas em uma lojinha e paramos pra tomar um chopp francês, que nos custou 4,50 euros cada, preço normal pra região do Montmartre.
Imagem

Anoiteceu, e depois descemos uma ladeira até o Boulevard Clichy, onde fica o Pigalle, região do meretrício de Paris, e aonde fica também o Moulin Rouge, famosíssima casa de can-can, mas não entramos pra ver o espetáculo, que custa 170 euros com jantar incluso. Pegamos o metrô, compramos um lanche, e fomos direto pro hotel, aonde chegamos por volta das 21h30, só tendo forças pra contar aos nosso amigos como havia sido nosso dia

Imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário