Em mais um capitulo desse dia inesquecevível em Paris, após conhecermos o Jardin des Tuilleries, descrito no post anterior, fomos até a margem do Sena e lá embarcamos no Batobus para finalmente conhecermos o ponto turístico mais famoso da capital parisiense, a mundialmente famosa Torre Eiffel.
A Torre Eiffel é uma torre treliça de ferro do século XIX, que se tornou um ícone mundial da França e uma das estruturas mais reconhecidas no mundo. A Torre Eiffel, que é o edifício mais alto de Paris, é o monumento pago mais visitado do mundo, milhões de pessoas sobem na torre a cada ano. Nomeada após seu projetista, o engenheiro Gustave Eiffel, a torre foi construída como o arco de entrada da Exposição Universal de 1889.
A torre possui 324 metros de altura. Foi a estrutura mais alta do mundo desde a sua conclusão até 1930, quando perdeu o posto para o Chrysler Building, em Nova York, Estados Unidos. Não incluindo as antenas de transmissão, a Torre é a segunda estrutura mais alta da França, atrás apenas do Viaduto de Millau, concluído em 2004.
A torre tem três níveis para os visitantes. Os ingressos podem ser adquiridos nas escadas ou elevadores do primeiro e do segundo nível. A caminhada para o primeiro nível é superior a 300 passos. O terceiro e mais alto nível só é acessível por elevador. O primeiro e o segundos nível possuem restaurantes.
A torre tornou-se o símbolo mais proeminente de Paris e da França. A torre é uma parte do cenário caracterizado em dezenas de filmes que se passam em Paris. Seu estatuto de ícone é tão determinado que ainda serve como um símbolo para toda a nação da França, como quando ela foi usada como o logotipo da candidatura francesa para sediar os Jogos Olímpicos de Verão de 1992.
Eiffel, um notável construtor de pontes, era mestre nas construções metálicas e havia desenhado a armação da Estátua da Liberdade, erguida pouco antes no porto de Nova Iorque. Quando o contrato de vinte anos do terreno da Exposição mundial (de 1889) expirou, em 1909, a Torre Eiffel quase que foi demolida, mas o seu valor como uma antena de transmissão de rádio a salvou. Os últimos 20 metros desta magnífica torre correspondem a antena de rádio que foi adicionada posteriormente.
.
Ao todo, desde a abertura já recebeu um total de 244 milhões de visitantes.
Atualmente, a torre é visitada anualmente por 6,9 milhões de pessoas.
Acesso :
METRO : Bir-Hakeim, Trocadéro, Ecole Militaire
RER : Linha C - Estação Champ de Mars-Tour Eiffel
ÔNIBUS : 22,30,32,42,63,69,72,80,82,87
BATOBUS : Escala Tour Eiffel, port de la Bourdonnais. www.batobus.com
ESTACIONAMENTO VEÍCULOS : Place Joffre, Quai Branly
ESTACIONAMENTO ÔNIBUS: www.autocars.paris.fr
TÁXI : Estação Quai Branly, Pilier Ouest
Nenhum comentário:
Postar um comentário