Total de visualizações de página

terça-feira, 22 de junho de 2010

Metrô de Paris


O metrô de Paris transporta cerca de 4 milhões de passageiros por dia e é a alma da cidade. As primeiras composições começaram a circular em 1900, diurante a Belle Époque. Desde então o sistema aumentou para 16 linhas e 211 km de trilhos,




 
 O metrô parisiense é eficiente, barato e limpo. É a maneira mais rápida de circular pela cidade.
Cada linha recebeu um código de cor e é numerada. As estações são identificadas por um M gigante ou pelas famosas placas Art Noveau.


Os bilhetes devem ser comprados diretamente nas máquinas, pois ao contrário do que acontece no Brasil, nas estações não existem bilheterias. O bilhete individual custa 1,60 euros, e um carnê com 10 bilhetes custa 11 euros, sendo pagos com notas pequenas ou com moedas. É muito mais vantajoso comprar o carnê, pois se anda muito de metrô, pois o mesmo leva a todas as atrações turísticas da cidade. Esses bilhetes são validos também em toda a rede de ônibus da cidade, não sendo válidos apenas na rede RER, que são os trens que saem de Paris com destino às atrações que ficam fora da cidade, como Eurodisney, Versailles, e também para os Aeroportos Charles de Gaulle e Orly.
Segue abaixo o  link com mapa das linhas de metrô, com as respectivas conexões com as linhas RER

http://www.paris.org/Metro/gifs/metro.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário