Total de visualizações de página

domingo, 11 de julho de 2010

MUSEUS DE PARIS - Centre Pompidou

     Paris reúne alguns dos mais importantes museus do mundo.  É praticamente impossível você conhecer a cidade e não visitar pelo menos um deles. Tivermos a oportunidade de conhecer os 4 principais da capital francesa: Louvre, Dorsay, Rodin e Centre Pompidou. 
     Compramos o PARIS MUSEUM de 2 dias na entrada do Pompidou. Custou 32 euros por pessoa, e o mesmo dá acesso livre nesse período a todos os museus, incluindo o Castelo de Versailles, que fica fora de PARIS. A principal vantagem da compra do passe é que você não pega fila para acessar os museus, o que é de grande valia para quem irá ficar poucos dias.
    No 1o Dia conhecemos o Pompidou e o Louvre. Para chegar até ele fizemos uma caminhada de cerca de 3 km do Hotel Richard, que fica na Bastilha, passando pelos maravihosos bairros da Bastilha e do Marais, até a entrada do Pompidou



    
    O Centro Georges Pompidou (Centre national d'art et de culture Georges-Pompidou) é um complexo fundado em 1977 em Paris, França, que abriga museu, biblioteca, teatros, entre outros equipamentos culturais. O centro anexou recentemente o Atelier Brancusi que abriga esculturas do artista romeno Constantin Brancusi em um ambiente que recria as condições de trabalho e a luminosidade de seu estúdio de criação.
     Foi desenhado pelo arquiteto italiano Renzo Piano e pelo arquiteto também Italiano naturalizado britânico Richard Rogers. O projeto foi considerado extremamente arrojado, sendo inserido em um momento de crise da arquitetura moderna, embora tenha sido bastante criticado. Alguns teóricos afirmam que o Centro (tanto pela sua arquitetura quanto pela sua proposta) é um dos marcos do início da pós-modernidade nas artes. Sua implantação configura a existência de um espaço público (a praça do Centro) para o qual as suas atividades internas se estendem.




     O Centro Pompidou é um dos principais exemplos da arquitetura high-tech, uma tendência dos anos 70 e que continua a ser explorada até hoje e se inspira na arquitetura industrial e nas novas tecnologias. A arquitetura high tech utiliza os elementos tecnológicos como objetos estéticos. No Centro Pompidou, isto pode ser observado nas grandes tubulações aparentes (dutos de ar condicionado e outros serviços), nas escadas rolantes externas e no sistema estrutural em aço por sua semelhança aos sistemas industriais.




     O Centro Pompidou é um dos mais visitados de Paris. Na biblioteca do centro há uma vasta coleção de livros, acesso gratuito à internet, jornais e revistas de todas as partes do mundo e televisões com canais internacionais. A foto abaixo é uma amostra da exposição que estava acontecendo em outubro de 2009,  quando vistamos o museu.

     










Nenhum comentário:

Postar um comentário