Total de visualizações de página

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Colônia - Alemanha

Olá, amigos!!!

Seguindo nosso roteiro, após nossa viagem para Aachen, passeamos por Bruxelas, e no dia seguinte  embarcamos novamente na Gare Midi pra Alemanha em mais uma viagem de trem-bala, dessa vez com destino à Colônia.

O trem chegou exatamente às 7h58, procedente de Paris, e pontualmente às 8 já partiu. Uma precisão assustadora, impressionante pra quem é acostumado com os atrasos e a margem de segurança que se dá em relação às partidas pra quem embarca nas nossa rodoviárias!!!

E assim partimos para mais um novo destino. Cerca de 15 minutos depois da saída, já fora de Bruxelas, notamos que a vegetação estava toda branca, pois havia caído uma geada naquela região. Era a 1a vez que isso acontecia durante nossa viagem. Estava muito escuro e frio quando saímos em direção à Gare. Apenas não imaginávamos que estava tão frio assim!!!

Nossa viagem foi bem tranquila, com exceção de um atrito com um francês ignorante que ficou reclamando de um mísero barulhinho que a minha máquina digital fazia quando eu estava visualizando e apagando algumas fotos do meu cartão de memória, que estava lotado. Como os franceses são amargos e secos, amigos!!! No caminho o trem só parou em Liége e em Aachen, pois era o mesmo trajeto feito na viagem anterior, já que Aachen é a cidade anterior à Colônia. Cerca de 20 minutos depois a parada de Aachen, chegamos a Colônia.

Na chegada à HBF (Hauptbahnof) de Colônia, sob um frio de 3 graus,  tiramos fotos junto ao ICE, que é o trem-bala alemão e na saída da estação vimos carros de polícia.Virando à esquerda, a cerca de 100 metros, a magnífica Catedral Gótica de Colônia

Catedral de Colônia, o centro da cidade

A Catedral está para Colônia assim como o Cristo Redentor para o Rio de Janeiro ou a Estátua da Liberdade para Nova York. Ao lado da estação ferroviária central, a construção é o mais importante ponto de referência da cidade – ao sul, localiza-se o centro histórico, a sudoeste, o maior centro comercial.

Já no século 4º, existia uma igreja no lugar onde hoje se encontra a catedral. Em 870, uma reforma a transformou na catedral carolíngia. Depois que as relíquias dos Três Reis Magos foram transportados de Milão para Colônia pelo arcebispo Rainald von Dassel, a edificação que antes era somente o centro do bispado da cidade tornou-se repentinamente a mais importante igreja de peregrinação da Europa, fazendo surgir a necessidade de uma reforma arquitetônica.

Ficou decidido que a nova construção teria estilo gótico francês, que depois ficou conhecido em todo o continente. A pedra fundamental da atual Catedral de Colônia foi lançada em 1248 pelo arcebispo Konrad von Hochstaden. A obra foi feita em uma ação conjunta com as catedrais de Amiens, Paris e Estrasburgo.

Prontamente começou a construção da torre sul da catedral, que foi interrompida 90 anos depois, quando as obras já haviam avançado 56 metros do chão. Em 1560, a construção foi interrompida por dificuldades financeiras.

Durantes séculos, o pássaro na ponta da torre sul foi tido como símbolo da cidade, cuja vida girava em torno da catedral. Em 1794, a igreja foi usada pelas tropas napoleônicas como estábulo e depósito.

As obras só tiveram continuidade em 1842, depois que os cidadãos de Colônia se juntaram para pedir ao rei Frederico Guilherme 4º a volta às atividades. Em 1880, quase 40 anos depois, com auxílio de novas tecnologias, a construção pôde ser finalizada. A catedral passou a ser um monumento nacional, cujo papel era também o de reconquistar os fiéis católicos que haviam se afastado da Igreja por conta da Reforma Protestante.

Em 1943 a catedral foi atingida por bombas britânicas. A construção resistiu ao ataque, mas os danos precisaram ser reparados posteriormente.

A catedral é simplesmente espetacular!!! A entrada é gratuita, e o interior impressiona até mesmo quem não goste muito de história, religião. Pra conseguir captar todos os detalhes fomos obrigados a filmar tudo aquilo que nossos olhos não conseguiam captar com exatidão. Tentamos colocar esse filme aqui, mas não conseguimos devido ao tamanho, portanto aqui vão algumas fotos da catedral.

Na saída, vimos que um onibus de city-tour amarelo estava parado na praça em frente, e decidimos naquele momento embarcar. Apenas 10 euros por pessoa pra poder c,nhecer um pouco da cidade, já que o tempo era curto e a cidade bem grande, Demos muita sorte e conseguimos os 2 últimos lugares vagos no andar de cima
Adicionar legenda
O passeio foi muito agradável, e tivemos a oportunidade de ver o Museu Romano, ruínas romanas encontradas em escavações, e fomos nos afastando do Centro, primeiro margeando e depois atravessando o Rio Reno. O frio era de rachar, mas já estávamos adaptados àquela temperatura.

Durante a travessia do Rio Reno vimos o teleférico que liga um lado ao outro da cidade, e imaginamos como seria se na nossa linda Florianópolis tivesse esse tipo de travessia pra população, quem sabe ligando Coqueiros e o Estreito até o Mercado Público da Ilha. Seria muito simples pra fazer, e evitaria o trânsito de milhares de carros entre os 2 lados da cidade. No city-tour, que tem pontos de parada, rodamos por boa parte da cidade, e num momento de parada do mesmo em um semáforo, vimos por uma placa de trãnsito, que estavámos na avenida onde fica a famosíssima loja da 4711, que vem a ser a loja onde foi criada e desenvolvida a AGUA DE COLÔNIA, daí o nome do produto!!! Pedimos ao motorista, e ele abriu meio a contragosto a porta do ônibus.

Fomos à loja 4711, compramos perfumes, tiramos fotos no local. Depois caminhamos até a Media Markt, compramos alguns acessórios pra Notebook, tomamos um café delicioso com doces alemães, e aí voltamos pra Catedral, pra tirar mais fotos. Enquanto aguardávamos a hora de ir pra Estação de Trem, ficamos assistindo um Coral Americano que estava se apresentando ali na rua. E com calma, nos dirigimos até a Estação.

Fizemos um lanche ali mesmo na HBF, e às 18h45 partiu nosso trem, com destimo à Paris. Chegamos em Bruxelas às 21h15.

E assim foi nossa 1a viagem à Alemanha, que nos deixou com muita agua na boca pra retornar pra outra trip pelo Vale do Reno. Quem sabe em 2011???