Total de visualizações de página

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Torre Eiffel e Passeio de Batobus pelo Sena


Em mais um capitulo desse dia inesquecevível em Paris, após conhecermos o Jardin des Tuilleries, descrito no post anterior, fomos até a margem do Sena e lá embarcamos no Batobus para finalmente conhecermos o ponto turístico mais famoso da capital parisiense, a mundialmente famosa Torre Eiffel.



A Torre Eiffel  é uma torre treliça de ferro do século XIX, que se tornou um ícone mundial da França e uma das estruturas mais reconhecidas no mundo. A Torre Eiffel, que é o edifício mais alto de Paris,  é o monumento pago mais visitado do mundo, milhões de pessoas sobem na torre a cada ano. Nomeada após seu projetista, o engenheiro Gustave Eiffel, a torre foi construída como o arco de entrada da Exposição Universal de 1889.





A torre possui 324 metros de altura. Foi a estrutura mais alta do mundo desde a sua conclusão até 1930, quando perdeu o posto para o Chrysler Building, em Nova York, Estados Unidos. Não incluindo as antenas de transmissão, a Torre é a segunda estrutura mais alta da França, atrás apenas do Viaduto de Millau, concluído em 2004.


A torre tem três níveis para os visitantes. Os ingressos podem ser adquiridos nas escadas ou elevadores do primeiro e do segundo nível. A caminhada para o primeiro nível é superior a 300 passos. O terceiro e mais alto nível só é acessível por elevador. O primeiro e o segundos nível possuem restaurantes.



A torre tornou-se o símbolo mais proeminente de Paris e da França. A torre é uma parte do cenário caracterizado em dezenas de filmes que se passam em Paris. Seu estatuto de ícone é tão determinado que ainda serve como um símbolo para toda a nação da França, como quando ela foi usada como o logotipo da candidatura francesa para sediar os Jogos Olímpicos de Verão de 1992.
Inaugurada em 31 de Março de 1889, a Torre Eiffel foi construída para honrar o centenário da Revolução Francesa. Era para ser uma estrutura temporária, mas tomou-se a decisão de não desmontá-la. O Governo da França planejou uma Exposição mundial e anunciou uma competição de design arquitetônico para um monumento que seria construído no Champ-de Mars, no centro de Paris. Mais de cem designs foram submetidos ao concurso. O comitê do Centenário escolheu o projeto do engenheiro Gustave Eiffel (1832-1923), de quem herdaria o nome, da torre com uma estrutura metálica que se tornaria, então, a estrutura mais alta do mundo construída pelo homem. Com seus 324 metros de altura, possuía 7 300 toneladas quando foi construída, sendo que actualmente deva passar das 10 000, já que são abrigados restaurantes, museus, lojas, entre muitas outras estruturas que não possuía na época de sua construção.



Eiffel, um notável construtor de pontes, era mestre nas construções metálicas e havia desenhado a armação da Estátua da Liberdade, erguida pouco antes no porto de Nova Iorque. Quando o contrato de vinte anos do terreno da Exposição mundial (de 1889) expirou, em 1909, a Torre Eiffel quase que foi demolida, mas o seu valor como uma antena de transmissão de rádio a salvou. Os últimos 20 metros desta magnífica torre correspondem a antena de rádio que foi adicionada posteriormente.
.

Ao todo, desde a abertura já recebeu um total de 244 milhões de visitantes.
Atualmente, a torre é visitada anualmente por 6,9 milhões de pessoas.

Acesso :

METRO : Bir-Hakeim, Trocadéro, Ecole Militaire
RER : Linha C - Estação Champ de Mars-Tour Eiffel
ÔNIBUS : 22,30,32,42,63,69,72,80,82,87
BATOBUS : Escala Tour Eiffel, port de la Bourdonnais. www.batobus.com
ESTACIONAMENTO VEÍCULOS : Place Joffre, Quai Branly
ESTACIONAMENTO ÔNIBUS: www.autocars.paris.fr
TÁXI : Estação Quai Branly, Pilier Ouest

Nenhum comentário:

Postar um comentário